Aos 70 anos no Rio Grande do Sul o cantor Belchior

O maravilhoso, porém ausente dos palcos, emissoras de rádio e televisão cantor e compositor Belchior morreu na madrugada deste sábado (30), aos 70 anos de idade em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Não tendo até então a causa da morte divulgada. O corpo do cantor será levado para a cidade de Sobral, onde o cantor será velado ( a família do artista já comunicou o Governo do Ceará e pediu ajuda para realizar o translado do corpo).
Artista que foi um ícone, compositor de grandes e inesquecíveis sucessos como "medo de avião", "apenas um rapaz latino americano", "como nossos pais", entre outras, Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes que ficou conhecido somente por Belchior, foi um dos grandes nomes em nossa MPB na década de 70, quando ajudou a propagar a música nordestina.
O Governo do Ceará decretou luto de três dias no Estado. O governador, Camilo Santana, lamentou a morte de Belchior, na sua página no Facebook. Belchior, fez fama nos anos 70 com álbuns como Elogio da Loucura (1988) e Vício Elegante (1996). 
Belchior autor de inúmeros sucessos marcantes teve alguns deles gravados por outras autoridades na nossa música, como a saudosa Elis Regina que transformou a música "como nossos pais" um hino naquela época. 
(casa em que o cantor morava em Santa Cruz do Sul)
A vida de Belchior teve uma reviravolta que há quem diga se iniciou em 2005 quando deixou a então esposa Angela para viver com Edna Prometheu, pessoa essa que havia conhecido através de um amigo comum Aldemir Martins. Depois disso vieram as ausências dos palcos, das rádios e da mídia em geral, um possível desaparecimento em 2009 um reaparecimento no Uruguai e um montante supostamente que equivale algo em torno de R$ 12 mil só em hotéis, fora dívidas trabalhistas e pensão alimentícias de suas filhas.
Famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte do cantor e compositor, tais como o cantor Leoni (Que tristeza a morte do Belchior. É meu ídolo desde a adolescência). Guilherme Arantes (Não é nada legal receber mais uma noticia dessas. É chatíssimo ver nossos contemporâneos partirem, toda uma safra de despedidas, muito triste. Ainda mais um amigo leal e importante como esses. Um pedaço da mocidade da gente vai embora, nessas horas, mas é a lei natural... Isso é que dá viver ! 
Belchior, que eu não canso de homenagear de todas as maneiras, foi e sempre será o melhor letrista de canções transformadoras que já existiu. Uma mente privilegiada em cultura e de talento cortante e visceral. Uma pessoa doce, querida, com a qual pude compartilhar muitos saraus em sua casa, com vinhos, literatura, muitas risadas, muita sabedoria e ensinamentos. Compartilhamos muitas viagens para nossas batalhas no Rio, e jamais vou esquecer nossas caminhadas em Copacabana, um companheirão que passou por todas as dificuldades possíveis num pais de grande perversidade, de muitos privilégios, de muitos "protegidos" e eternas injustiças. Mas o mundo lhe fez, faz e fará justiça, com toda sua liberdade de ser e de criar...
A morte ? A jogada é tirar de letra ...
Afinal, é a única coisa mais fatalmente certa que existe.
Nascer, morrer, faces da mesma moeda.
Choramos o desconhecido...Mas assim como morrem pessoas, outras estão nascendo, a diferença é que não sabemos quem serão, pra podermos dar o mesmo valor.
VIVA BELCHIOR !!!
Guilherme.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiuk disfarça, mas é flagrado com a namorada, Isabella Scherer

Jerry Adriani aos 70 anos morre no Rio